Na Li Fei Lin Brasil ensinamos o estilo

Tang Lang Quan

Livro de Tang Lang Quan do Museu Cultural de Laiyang (China)

O Tang Lang Quan de Shandong originou-se em Laiyang, na península de Jiaodong, região de Haiyang.

 

O nome “a toca dos louva-a-deuses” já existia há tempos para designar o condado de Laiyang, pois foi o berço de vários mestres e várias escolas do estilo louva-a-deus que entraram para a história.

Tang Lang Quan é um estilo de luta muito conhecido no universo do Kungfu. As suas principais características são: agilidade do olhar, das mãos, dos passos, dos movimentos, leveza dos passos e rapidez do corpo, 

transformação de um golpe em três, movimentos de mão rápidos e intensos, técnicas duplas (ataque e defesa simultâneos), golpes estranhos, mudanças de golpes imprevisíveis, postura de ameaça.

Este estilo de luta serve também para ser aplicado na luta livre (sparring), razão pela qual esta luta se tornou muito popular no universo de Kungfu. 

O Taiji Tang Lang Quan

O Taiji Tang Lang Quan recebeu toda a herança do Tang Lang Quan de Laiyang, além disso, incorporou extensamente a essência de várias outras escolas de luta.

 

Com isso, esta luta aplica por completo as energias yin (negativa) e yang (positiva), as quais se mesclam em um só corpo, o que resulta na sincronia entre a força bruta e a delicada, coordenação da entrada e da saída, espaçamento entre a abertura e o fechamento, unificação do curto e do comprido, e a impressibilidade da mudança de movimentos.

A partir destes princípios, nasceram os golpes Luan Jie 乱接 (predominantemente força yang), Ba Zhou 八肘 (predominantemente força yin), Zhai Yao 摘要 (pouca força yang), Beng Bu 崩补 (pouca força yin).

Wang Lang (王朗)

Fundador do Tang Lang Quan

Wang Lang 

proveniente de Shandong, China (1610–1713)

O registro mais antigo sobre a fundação de Tang Lang Quan por Wang Lang se encontra no livro de luta “Ke Shi You Yong” (tradução: Poder da Força), escrito por Liang Xue Xiang durante o governo do imperador Dao Guang na Dinastia Qing (1821–1850).

 

Consta no livro que: “Havia o mestre Wang Lang, quem criou os golpes Fen Shen Ba Zhou, Luan Jie, Mi Shou, que se descrevem como leves porém firmes, suaves porém fortes, não havendo outro igual.”

 

Além disso, há também relatos similares em outros livros de luta como “Reedição da verdadeira transmissão da tigela e manto de Shao Lin” de Wang Yong Chun, no romance de guerreiro “A Lenda do Wang Lang” de Zhang Bing Dou, e na obra de He Heng Lu “Estratégias de Taiji Meihua Tang Lang Quan”.

Entretanto, não há comprovações exatas da biografia de Wang Lang, tampouco da criação ou a transmissão desta luta a ele.

Apesar disso, Wang Lang é reconhecido como o precursor de Tang Lang Quan, pois representa a honra do criador do Tang Lang Quan, além de ser preciso por consolidar e manter este sistema grandioso de artes marciais do Tang Lang Quan.

Foto do livro de Tang Lang Quan do museu histórico

de Laiyang (China)

Estatua do Wang Lang em madeira do Templo Shaolin

Wang Lang

o legendário pai do Tang Lang Quan

Wang Lang é conhecido oficialmente por todas as escolas do Tang Lang Quan como o fundador deste estilo de luta.

Existem várias versões sobre a história da criação do Tang Lang Quan, a mais popular é a seguinte: na transição entre as dinastias Ming e Qing (por volta do início do século XVII), Wang Lang, um mestre de lutas marciais, após muito treino, foi ao templo Shaolin para desafiar os monges e testar o seu poder de luta. No entanto, ao lutar com eles, Wang Lang perdeu todas os combates, além de ter sido zombado por todos do templo.

 

Assim, Wang Lang, muito envergonhado e enfurecido, deixou o monastério.Um dia, Wang Lang estava descansando debaixo de uma árvore, quando ouviu o canto de uma cigarra. Ao levantar a cabeça, ele avistou a cigarra e um louva-a-deus travando um combate. Ele viu que, apesar da cigarra possuir seis pernas, não conseguia vencer o louva-a-deus, que possui apenas dois braços. A cigarra foi, então, derrotada e capturada pelo louva-a-deus.

Desta forma, Wang Lang se inspirou na agressividade e eficácia deste inseto no combate, imitando os seus movimentos dos braços. A partir disso, ele começou a desenvolver várias técnicas como: enganchar, bater, perfurar, quebrar, e vários outros golpes, criando o Tang Lang Quan, isto é, o estilo de luta louva-a-deus.

Dois anos depois, Wang Lang foi ao templo novamente para pôr em prática as suas técnicas. Usou os golpes de bloqueio das mãos, ataque dos olhos e do corpo todo. Desta vez, ninguém conseguiu vencê-lo, o que surpreendeu o responsável do templo, quem convidou Wang Lang a permanecer no templo para passar e ensinar este novo estilo de luta.

Rua Oratório, 1429 - Parque das Nações

Santo André - São Paulo - SP

Telefones

(11) 4319-0035 / (11) 3439-9333

Whatsapp (11) 94321-5885

contato@lifeilin.com.br

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Reconhecida por

Lifei Lin Brasil - Todos os direitos reservados