Mestre Wang Yuan Liang (王元亮), sétimo herdeiro da escola de Tang Lang Quan de Shandong

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O mestre Wang Yuan Liang (王元亮), ilustre lutador do Tang Lang Quan, é o segundo filho de Wang Yu Shan (王玉山), uma das “Três Montanhas”. É o sétimo descendente do Tang Lang Quan.

Nasceu na vila Cuituan da cidade de Tuanwang, no condado de Laiyang, no dia 2 de junho de 1926, e faleceu no dia 6 de dezembro de 2002, em Qingdao.

Aprendeu o Kung Fu desde cedo como legado da família e obteve um vasto conhecimento nesta área; portanto, tornou-se uma figura representativa da sétima geração da linhagem autêntica do Tang Lang Quan.

Entre 1985 a 1989, o mestre Wang foi convocado para o cargo de treinador na escola de Tang Lang Quan de Fushan pela Associação de Kung Fu do Comitê Esportivo de Yintai, cidade natal do Tang Lang Quan. Mais tarde, exerceu também o cargo de presidente e consultor da Comitê de Kung Fu na Convenção Cultural de Laoshan, em Qingdao.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Memórias do grande mestre de Tang Lang Quan, Wang Yuan Liang (王元亮)

 

O mestre Wang Yuan Liang nasceu na vila Cuituan da cidade de Tuanwang, no condado de Laiyang, no dia 2 de junho de 1926, e faleceu em Qingdao aos 76 anos, no dia 6 de dezembro de 2002. A sua morte foi uma perda de valor imensurável para o Tang Lang  Quan de Jiaodong.

O mestre Wang  teve influência impactante na escola do Tang Lang  Quan.

Ele foi o neto do grande mestre Song Zi De (宋公子德), e segundo filho de Wang Yu Shan (王玉山), um dos membros das “Três Montanhas”. Sendo o sétimo herdeiro legítimo do Tang Lang  Quan, O mestre Wang Yuan Liang acompanhou o pai nos treinos de Taiji Tang Lang Quan desde pequeno, e sob os treinamentos rigorosos do pai, ele aprendeu à risca cada passo e movimento, dominou com eficácia as técnicas de luta, como Luan Jie (乱接), Mei Hua Lu (梅花路), Beng Bu (崩补), Zhai Yao (摘要), Fen Shen Ba Zhou (分身八肘), San Hui Jiu Zhuan Luo Han Gong (三回九转罗汉功) e outras, e herdou integralmente as artes do kung fu  Taiji Tang Lang.

Com muitos anos de estudo e prática, a sua luta se tornou única e precisa, alcançando um nível  muito elevado. Ele desenvolveu a sua própria compreensão sobre o estilo Taiji Tang Lang da linhagem das “Três Montanhas” transmitido a ele e lutava de maneira única, sem arrogância, com muita humildade e cautela, tratava os outros com respeito, nunca menosprezando o próximo. Com isso, ele demonstrou o caráter grandioso da primeira geração do Tang Lang Quan.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nos anos 80, a Comissão Esportiva Nacional, com o intuito de difundir a herança das artes marciais tradicionais, iniciou uma pesquisa aprofundada sobre as melhores artes marciais tradicionais provenientes do povo.

Com a pesquisa, foram encontrados 129 estilos de luta, dos quais 60 têm origem em Shandong. Portanto, a província de Shandong tornou-se a província das artes marciais, onde se originaram estilos como: Tang Lang Quan (螳螂拳), Cha Quan (查拳), Hua Quan (滑拳), Pao Quan (炮拳), Hong Quan (洪拳), Sun Bin Quan (孙膑拳), Wen Sheng Quan (文圣拳), Zhan Xue Quan (斩穴拳), Yan Qing Quan (燕青拳) e vários outros.

No campo das artes marciais, o Tang Lang Quan tem a sua história de longa data, a sua teoria é completa, as técnicas são sistematizadas e possuem alto valor prático, além de ter forte embasamento coletivo e grande influência social. Desta forma, o Tang Lang Quan foi escolhido pela Comissão Esportiva Nacional para ser um dos primeiros estilos de luta a ser analisado (foram eleitos nove estilos) como luta antiga.

 

Com a sua linhagem autêntica e o seu estilo único de combate do Taiji Tang Lang Quan, o mestre Wang Yuan Liang recebeu o prêmio de artes marciais antigas, o “Leão de Ouro”, em 1983, entregue pela Comissão Esportiva Nacional, tornando-se um dos mais importantes e mais protegidos herdeiros nacionais. O seu legado representa uma herança cultural de valor incalculável para a cultura chinesa de kung fu.

Em 1983, o mestre Wang recebeu convite para exercer o cargo de treinador pela Academia de Kung Fu de Denzhou. Durante o seu período na academia, muitos lutadores de Kung Fu em Japão tiveram interesse de visitá-lo. Após uma demonstração, o nível elevado da luta do mestre impressionou os lutadores japoneses, que compreenderam o espírito grandioso do kung fu chinês e o seu poder prático de combate. Portanto, veneraram-no como mestre e aprenderam muito com os seus ensinamentos e instruções. Ao voltarem para o Japão, os discípulos japoneses organizaram uma convenção de estudo do Tang Lang Quan, e criaram várias instituições por todo o Japão, que são, até hoje, o alicerce do kung fu em Japão. Este intercâmbio representou uma contribuição cultural para o kung fu chinês e japonês de imensurável valor.

De 1985 a 1989, o mestre Wang foi convocado para o cargo de treinador na escola de Tang Lang Quan de Fushan pela Associação de Wushu do Comitê Esportivo de Yintai, cidade natal deste mesmo estilo. Mais tarde, exerceu também o cargo de presidente e consultor da Comitê de Kung Fu na Convenção Cultural de Laoshan, em Qingdao.

A reputação do Tang Lang Quan é tão conhecida no campo das artes marciais que o desempenho ilustre de muitos lutadores nacionais se devem ao ensinamento do mestre Wang. Mesmo sendo um célebre lutador, o mestre se mantinha humilde e respeitoso, ensinava com bom senso e nunca constrangia o próximo. A sua paciência e generosidade para com os seus discípulos serve de um verdadeiro grande exemplo de caráter para todos nós.

O mestre Wang tem muitos discípulos, não somente em Jiaodong, mas espalhados pelo mundo todo. Nas décadas em que se dedicou ao Kung Fu, especialmente nos estudos, ensinamentos e nas práticas de Taiji Tang Lang  por mais de meio século, o mestre não apenas deixou o conhecimento rico da cultura do Kung Fu de Taiji Tang Lang e as experiências das técnicas de combate, mas também cultivou em nossos corações o exemplo de caráter virtuoso e venerável.

Ao passar os ensinamentos do Taiji Tang Lang, o mestre Wang sempre seguia à risca os princípios da luta antiga, sempre fazendo exigências rigorosas e tendo muita cautela ao ensinar, para que os discípulos tenham uma aprendizagem plena. Por meio do ensinamento do mestre, compreendemos que as técnicas de luta do Taiji Tang Lang giram em torno do princípio de Yin Yang, tomando a mudança das forças positivas e negativas como o espírito da luta. Assim como é citado no Manual da Luta: “O céu está para o grande céu assim como as pessoas estão para o pequeno céu. O Taiji Tang Lang também faz parte do pequeno céu. Na criação do céu e da terra, não havia separação, era apenas uma mescla em uma unidade. A mescla ocorre devido ao Taiji.” Ao analisar a luta em questão, devemos compreender primeiramente a sua essência, a fim de obter uma compreensão plena dos seus fundamentos. Com os ensinamentos do mestre, pudemos compreender a grandiosidade do Taiji Tang Lang e a grandiosidade do mestre.


Eu, o filho do grande mestre Wang e herdeiro do Taiji Tang Lang, sinto um profundo pesar pela sua partida. Expresso com este texto as minhas condolências e memórias. Espero que eu possa perpetuar a vontade do mestre com todos os discípulos, aperfeiçoando-me nos estudos, métodos e nas práticas do Taiji Tang Lang, e que eu possa contribuir para o legado desta arte na cultura chinesa, a fim de ajudar a elevar o nível de todos.

 Wang Yuan Liang (王元亮)

Rua Oratório, 1429 - Parque das Nações

Santo André - São Paulo - Sp

Telefone

11 3439.9333

11 4319.0035

Whatsapp 11 94321.5885

contato@lifeilin.com.br

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Reconhecida por

Lifei Lin Brasil - Todos os direitos reservados