• Li Fei Lin

Conheça o estilo Taiji Tang Lang Quan

Atualizado: 3 de Out de 2018


Quando falamos de estilos de Kung fu, um dos principais que nos vem na cabeça é o estilo de Louva-a-deus. O estilo de Louva-a-deus além de ser muito eficiente é um estilo extremamente plástico e bonito de se apreciar. Mas ensinar Kung fu nem sempre é uma tarefa fácil, e buscar conhecimento na raiz, sabemos o quanto é difícil.

Essa foi a intenção de Luiz Leonardo, diretor geral da escola Li Fei Lin Brasil. Depois de muitos anos na prática do Kung fu Louva-a-deus, Luiz resolveu ir ao berço das artes marciais buscar maior conhecimento, mais precisamente no berço do Kung fu Louva-a-deus. Foi então que surgiu a Li Fei Lin Brasil, na busca por conhecimento e os verdadeiros valores da arte.


"Valores que são capazes de transformar a vida de um ser humano."

diz o professor Luiz. O professor nos explica que não ensina somente para se defender, mas sim que usa essa arte marcial como um meio para que todos possam viver em harmonia e em paz.


As características principais do Tang Lang Quan

Tang Lang Quan é um estilo de luta muito conhecido no universo do Kung Fu. As suas principais características são: agilidade do olhar, das mãos, dos passos, dos movimentos, leveza dos passos e rapidez do corpo, transformação de um golpe em três, movimentos de mão rápidos e intensos, técnicas duplas (ataque e defesa simultâneos), golpes estranhos, mudanças de golpes imprevisíveis, postura de ameaça. Este estilo de luta serve também para ser aplicado na luta livre (sparring), razão pela qual esta luta se tornou muito popular no universo de Kung Fu. Na década de 20 do século XX, Wang Xiang Zhai 王芗斋, o grande mestre renomado de Xing Yi Quan em Pequim, dizia aos seus discípulos: “Xing Yi Quan é a luta mais poderosa que existe, mas devem ter cautela quando lutarem contra o Tang Lang Quan de Jiaodong.” Isso mostra quanta influência o Tang Lang Quan exerce no país.

            O Taiji Tang Lang Quan recebeu toda a herança do Tang Lang Quan de Laiyang, além disso, incorporou extensamente a essência de várias outras escolas de luta. Com isso, esta luta aplica por completo as energias yin (negativa) e yang (positiva), as quais se mesclam em um só corpo, o que resulta na sincronia entre a força bruta e a delicada, coordenação da entrada e da saída, espaçamento entre a abertura e o fechamento, unificação do curto e do comprido, e a impressibilidade da mudança de movimentos. A partir destes princípios, nasceram os golpes Luan Jie 乱接 (predominantemente força yang), Ba Zhou 八肘 (predominantemente força yin), Zhai Yao 摘要 (pouca força yang), Beng Bu 崩补 (pouca força yin).

            Taiji Tang Lang Quan é uma luta de mão de descendência antiga. O capítulo “Pontos principais da luta de mão a mão” relata sobre “ataque e recuo imprevisíveis, pulo para frente e para trás, desvio, giro, salto, expansão e retração, estender, encurtar, levantar, abaixar, rigidez e flexibilidade, todos estes movimentos têm as suas qualidades, e nunca devem ser feitos desatentamente”. Estes pontos são, na verdade, a base das teorias de luta de mão.

O Taiji Tang Lang Quan combina os golpes Huang Yao Dou Bi晃腰抖臂, Xing Yu Shou Zhi 形於手指, Chan Quan缠圈e Dou Fa抖发, sincroniza-os com perfeição, firmeza e vivacidade. Os movimentos, que possuem formato de arco e espiral em sua maioria, aplicam muita força sem rigidez, são delicados sem serem frágeis, são definidos sem serem limitados, são velozes sem serem desatentos. O impulso no início dos movimentos é rápido e repentino, unifica a força solta e apertada, empuxar com flexibidade e impele com dureza, tudo executado com muita flexibidade. Para ser mais exato, Ying Jin 硬劲 é o básico do Hun Lun Jin 圂囵劲, também chamado de Tai Ji Jin 太极劲. É do saber comum que é possível transmitir os golpes, mas não o Jin, pois a sua essência é verdadeiramente profunda e maravilhosa.



Rua Oratório, 1429, Parque das Nações,

Santo André/SP, Cep: 09280-000

Telefones:

(11) 4319-0035 / (11) 3439-9333

WhatsApp: (11) 94321-5885

E-mail: contato@lifeilin.com.br

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Reconhecida por

Li Fei Lin Brasil - Todos os direitos reservados